Saturday, February 11, 2012

A moda dos Cupcakes.

Bolinhos individuais, com origem no Reino Unido, que se chamava Fairy Cakes, ao invadir os EUA mudou-se o nome para Cupcakes, devido as receitas originais serem medidas em xícaras (cup).
Hoje virou febre aqui no Brasil, servido em aniversários, festas e principalmente em casamentos (inclusive no meu \o/).
Pronto, depois de saberem a origem e tals, vamos para a parte mais importante o PREPARO.
A massa é de bolo normal, você pode usar o sabor que mais gosta, chocolate, laranja, baunilha ou outro e confeitar do seu jeito, é só usar a imaginação. Para o confeito pode ser usado, glacê, pasta americana ( tem pra vender pronta, mas se quiser fazer tem um tutorial aqui.

Vou passar uma receita de baunilha.
Bolinho de baunilha ( rende mais ou menos 15 cupcakes)


1 1/2 xíc. farinha de trigo
1/2 colher de sopa fermento em pó
1 pitada de sal
100g manteiga sem sal, temperatura ambiente
3/4 xíc. mais 2 colheres de sopa de açúcar
1 colher de chá de essência de baunilha
2 ovos
3/4 xíc. de leite

Material:
Forminha de papel nº0 tipo essa:


Forma de metal p/ muffins ou forminhas para empada( com forma de papel dentro sem ficar justo)
Grade p/ esfriar os bolinhos ( se não tiver use o escorredor mesmo).
PREPARO: 

Preaqueça o seu forno a 180 º. Coloque uma forminha de papel em cada cavidade da forma.
Numa tigela, peneire a farinha, fermento e sal. Reserve.
Na batedeira, bata manteiga e o açúcar até ficar claro e fofo. Junte a baunilha e os ovos, um de cada vez, batendo bem.
Em velocidade baixa, junte a farinha em 3 adições, intercalando c/ o leite (termine c/ a farinha) e misture até ficar homogêneo. Não bata demais
Com a ajuda de uma colher de sopa, encha as forminhas ate 2/3 cheias.
Leve ao forno pro aprox. 20 minutos ou até um palito sair seco quando espetado nos bolinhos.
Assim que sair do forno, se possível, transfira os bolinhos p/ uma grade e deixe esfriar completamente antes de decorar.

Recheio
O recheio pode ser do seu gosto, qualquer recheio cremoso, geleia, brigadeiro, nutela, ihh tem vários, só escolher.
Para fazer o buraquinho, eu deixe os bolinhos na geladeira por uma hora para ficarem mais firmes e uso o método do cone:



1. Com uma faquinha afiada, eu corto um cone no centro do bolinho e retiro o miolo, reservando só uma tampinha.
2. O recheio vai nesse buraquinho, com a ajuda de uma colher de chá.
3. Depois é só tampar.

Cobertura
Use e abuse da imaginação, tem cobertura para todos os gostos, marshmallow, brigadeiro, ganache de chocolate meio amargo. Ela pode ser aplicada com uma espatula ou com o bico de confeiteiro ( prefiro).
INSPIRE-se nessas delicias.



Olha que fofos! Ideal para casamento.


Gostaram? Agora é só colocar a mão na massa, literalmente ;)




3 comments:

  1. Oi Fernanda, como vai?

    É possível sim, casar com pouca grana. Dá pra fazer um casamento do seu jeito com pouco dinheiro, muita criatividade, dedicação e pesquisa como vc mesma já disse.

    Obrigada por me seguir, já estou te seguindo também.

    Beijos e fique a vontade para voltar quando quiser.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Obrigada Karla por me seguir.
      E amei seu blog...eu comecei agora os preparativos pro meu casamento e resolvi fazer um blog. =D
      beijos

      Delete
  2. Oi linda,
    Acredita que eu acho a coisa mais linda esses cupcakes, mas eu nunca comi...rsss

    ah estou adorando o seu blog, já estou te seguindo...


    Beijos

    ReplyDelete